PLASTICKY


Estampas e texturas pro verão ::
12 de outubro de 2008, 4:11 PM
Filed under: All Posts | Tags: , , , , ,

Como prometido, agora que a correria das semanas de moda já acabaram vamos começar a falar aos pouquinhos das principais trends, das novidades e etc. Mas, como fiquei muito tempo sem falar da nossa temporada primavera/verão resolvi fazer um post (já prometido) sobre estampas e texturas que apareceram muito nos desfiles inter e que são obrigatórias na listinha de tendências por aqui também.

Não por acaso a Vogue Brasil de Setembro trouxe uma reportagem super legal sobre mix de estampas, dando várias idéias, sugestões e propondo várias formas de uso. Não é difícil pensar nelas no nosso verão porque várias estampas estão em alta como floral, xadrez, listras, étnica, bicho, artsy, gráfica e por aí vai…

As observações da Vogue são preciosas, então se você não tem a edição de setembro tente achar nas bancas porque vale a pena ter e guardar pra sempre consultar quando tiver dúvida sobre o assunto. Acho que a proposta mais fácil foi logo a primeira, de misturar florais e listras, a dica é que uma das cores de uma estampa também seja uma das cores da outra, para haver um equílibrio (tem que ter olho para analisar se fica legal mesmo!). Aproveite para criar um visual bem feminino, como o proposto pela revista (1ª acima) de saia floral e top com listras largas, mas também fica bem lindo se for um vestidinho floral mais curtinho com cardigã listrado por cima, não fica?!

A proposta de Bicho mais bicho já merece mais cuidado. É importante que uma das peças seja dominante e ambas tenham cortes limpos (como na 2ª imagem acima, com short e camisa de cortes simples). Mesmo assim a produção é ousada (eu mesmo não teria coragem de usar) e com muita personalidade. Para quem pensa como eu vale a sugestão de mesclar com os acessórios, por exemplo: Um top de oncinha com pulseiras largas de várias estampas de bicho diferentes. Acho que vale como sugestão.

Eu gosto bastante de estampas artsy, então acredito que a combinação de todas que mais gosto é a de artsy mais gráficas. Pense em peças que parecem ter saído das telas e em peças que parecem ter saído da cabeça de um arquiteto e as misture. Neste caso a Vogue deu a dica para combinar cores frias com frias e cores quentes com quentes.

Por último, gráfico e étnico. Eu já demonstrei várias vezes aqui que não sou muito chegada em coisas étnicas, mas mesmo assim há peças com toques da tendência que são bem lindas. E para neutralizar mais ainda, nada melhor do que combinar com as modernas estampas gráficas. A sugestão da Vogue mesmo é super glamourosa e elegante. A saia lápis de estampa étnica (nada mais, nada menos de Oscar de la Renta) é linda, e eu a usaria tranquilamente com um top gráfico (só precisaria dar uma encurtadinha nela pra não ficar muito séria) como o look propõe.

Depois de falar bastante das propostas super inteligentes da Vogue, corri para os arquivos dos “quentinhos” desfiles inter e selecionei as melhores propostas. Diane Von Furstenberg há tempos é adepta de estampas, misturas e climinha étnico. E nesse último desfile o mix mais interessante foi o de florais com florais, seguindo a regra que eu já citei aí em cima de ter uma cor de uma na outra. Um dos melhores desfiles da temporada foi o da Marni que é sempre surpreendente quando o assunto é mesclar materiais, texturas, acessórios! Dessa vez o mix foi de gráficos com gráficos (seria um mix monocromático?!). Nesse caso não houveram muitas regras mesmo, foi aquela coisa de olhar e ver que combina independente de cores. Pra quem não quer arriscar, é bom seguir a regrinha básica.

Texturas, texturas e mais texturas! Elas apareceram demaaaais nos desfiles e merecem atenção. O desfile de Marc Jacobs foi um dos mais “misturados” da temporada e foi ele que fez a proposta mais ousada de metalizados estampados misturados entre si. Fica fácil ser brega assim, então tem que ter muuuuito cuidado! A minha dica é de na hora de misturar texturas com estampas é que a estampa seja sem textura e que a textura seja sem estampa (lisa). Ou seja, vale um casaco texturizado liso (coloridos inclusive!) usado por cima de um vestido estampado, fica bem legal!

sm

E para quem ainda está receosa em usar as riquíssimas propostas acima, vale a pena mais uma dica. Os desfiles étnicos da estação não trouxeram só peças, mas também acessórios maravilhosos como as bolsas. As do Marc Jacobs são um pecado! E sinceramente eu não as combinaria com estampas e sim com peças lisas, mesclando as cores. No máximo usaria essas máxi-pulseiras com estampas divertidas. Essa é uma dica para quem ainda prefere lisos (eu por exemplo gosto de estampas, mas tenho muito mais peças lisas). Mas, é claro que esses acessórios também ficam lindos com peças estampadas e dão mais um toque especial a composição.

Ufaaa! que post enorme! Mas, as informações estão riquíssimas e querem mais uma dica?! Anotem os tipos de estampas que mais te agradam para na hora das compras escolher e já pensar nas composições que você pode criar. Não esqueça também que mesclando estampas você está deixando seu look mais exclusivo e que exclusividade é sempre bom!

^^

Anúncios

1 Comentário so far
Deixe um comentário

Meu pensamento sobre as tendências tem sido bem absoluto nesses últimos tempos.
Até este exato momento ainda estou fascinado pela onda artsy que invadiu a moda.Creio que isso seja culpa de D&G, que criaram aqueles vestidos de dar água-na-boca em qualquer fashionista, e que deixou também as trend-setters loucas.
Pra fazer boa figuração com o artsy, nesta estação, as jaquetas, e as suas versões mini, muito bem representadas na linda coleção de Tufi Duek,são um bom complemento, pois acentuam a atmosfera transgressora do artsy.
Não confio nos florais….sempre os achei muito óbvios e sem-graça, apesar de terem diversas releituras contemporâneas bastante cativantes.
todavia, eu acredito no mood dos 70’s, sem florais, mas com outras estampas.
Sobre a cintura alta, nem é mais prudente debater pois já se tornou um must-have.
Agora é hora da Saruel….nela sim, eu também aposto.
Quanto ao que vai calçar as ladies na próxima estação, as sandálias bem pensadas da Osklen-verão09- e os desejos Miu Miu irão imperar.Devemos atentar tmbém para os Oxford com salto, que ainda estão por aí, dando as caras.
=*

Comentário por Fah Valentine




Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: