PLASTICKY


Pensando os anos 90 para os novos anos 10
29 de dezembro de 2010, 9:50 PM
Filed under: Diary, Esthetic, Fashion

Faltam dias contadinhos pra 2011 chegar e junto com ele eu queria deixar um post bem legal aqui no blog. Parando pra pensar que eu “pensei” bastante junto com vocês esse ano, nada melhor do que terminar desse jeito, falando das conclusões mais legais que eu tirei nesses doze meses e com imagens da minha maior fonte de inspiração de moda.

Já tinha falado aqui das zilhões de fotos mais antiguinhas da Miu Miu que eu salvei e que elas renderiam vários posts. Bem, eu nasci nos anos 90. Cresci, me tornei gente e tudo mais. Só que eu não acompanhei a moda nesses anos, então sinceramente não tenho muita noção de como isso acontecia na real. Digo, a gente tem referências de filmes, revistas e tudo mais – só que aí já é “moda usada”. Como ela era “criada” fica um pouco nas passarelas. E juro pra vocês, foto boa de desfiles de 2002 pra trás é que nem ouro na internet.

Mas quando eu consegui essas imagens da Miu Miu, foi meio que chocante. De início até decepcionante. Porque o que é que a gente espera de Miuccia Prada hoje em dia? Roupas muito modernas, muito pra frentex e um “novo estranho” que todo mundo passa a amar em 3,2,1…! A Miu Miu não era assim nos anos 90 – e nem a Prada – justamente porque essa foi uma década muito minimalista. E aí eu percebi que eu precisava rever meus conceitos de minimalismo.

Depois eu parei e lembrei que eu já tinha falado de minimalismo aqui. Foi um post meio revolts, mas com indícios dessa discussão. Lá eu falei do minimalismo como uma pausa na exaustão de informação que a gente vive hoje. Mas agora vendo essas imagens da Miu Miu, penso nos anos 90 como uma década não só de pausa e respiro dos anos 80, mas como uma década pra se repensar a inteligência de moda, o vestir, o significado – tirando todo o exagero, os enfeites, a decoração.

Por isso que o minimalismo se baseia em peças simples, com cortes muito bem feitos, formas mais interessantes, menos detalhismos, cores não tão chamativas, estampas simples e etc. Mas acho que ainda vai mais além. A maior lição dos anos 90 – em vez do próprio minimalismo, eu diria – é a inteligência no vestir com o simples.

É saber causar – muito mais que a menina com 10 anéis nos dedos e um laço gigante na cabeça – toda de preto, com peças que podem estar no guarda-roupa de qualquer pessoa no mundo, bem ao estilo de Audrey Hepburn em Funny Face. É apreciar o clássico sem exagero, entender que o “menos é mais” que tanto falam, na verdade é a inteligência de quem sabe se vestir imensuravelmente bem com peças simples, um ou dois acessórios e uma maquiagem que quase não se reconhece.

E né, 2011 marca o início de uma nova década. Por isso quero muito colocar em prática uma inteligência de moda que vem de dentro inspirada pelo nosso universo – e que esse universo seja muito rico, muito muito mesmo.

Mais ainda! Esse pensamento, esse jeito de processar moda é interessante pra todo mundo. Porque mesmo quem curte muito detalhe, decorativismos e exageros (sempre ou às vezes, tipo eu) seria mais relevante se aprendesse primeiro no pequeno. É tão incrível quando a gente se depara com exageros pensados (e toda ideia deve começar primeiro no pequenininho e ir evoluindo, certo?), que tem a ver com a identidade da pessoa que tá usando. Que tudo isso fique pra 2010 e que essas imagens da Miu Miu inspirem vocês pra todo mundo começar 2011 muito, muitíssimo bem. <3

Feliz 2011.

(E aproveitem os links do post!)


3 Comentários so far
Deixe um comentário

muito tudo a ver com o momento, muito esperta a condução do raciocínio, muito orgulho! <3

Comentário por fernanda

Tá aí um post para fechar 2011 com chave de ouro. Mynn, você arrasou muito esse ano. Os posts ficaram mais construtivos, mais reflexivos e com muito conteúdo. É o que a gente espera de um blog de moda, diferente de tantos looks e esmaltes do dia que vimos por aí!

Parabéns pelo post!!!


Eu quero um 2011 mais minimalista também, com um toque sutil de romantismo. Essas imagens me parecem um bom começo para começar a repensar a moda x tendências!

=*

Comentário por anneraysa

Meu problema com o minimalismo é que ele não me emociona.
Mas eu achei brilhante essa coisa de começar pelo menos pra depois arrasar no mais.

É a primeira vez que entro no blog, mas achei bem boa a “retrospectiva” de posts, amarrou bem o ano.

e só eu achei q miu miu nos 90 era total Chloe Sévigny?! ahaha

Comentário por Lucas Castilho




Deixe uma resposta

